03/07/2009

Consciência e Passes – Orson Peter Carrara

A consciência espírita, seja no encontro consigo mesmo ou no comprometimento com a proposta do Espiritismo que nos convida ao trabalho e ao auto-aperfeiçoamento, é tema sempre presente em nossas cogitações. Seja nos estudos e debates, seja na própria avaliação pessoal. Por outro lado, embora aparentemente pareça distante, a questão dos passes nas instituições também passa pela questão da consciência.
Tais temas, consciência e passe, podem ser abordados isoladamente, mas o propósito aqui é juntá-los para uma sugestão aos amigos leitores.
Imagine o leitor a sequencia de ocorrências diárias em nossas instituições espíritas, e mesmo no interior de cada um de nós, adeptos do Espiritismo. Se considerarmos a instituição, ali veremos a grade semanal de atividades que se distribuem nas várias frentes de trabalho, inclusive o passe. Se considerarmos a nós mesmos, individualmente, também nos defrontamos com a infinita quantidade de temas e reflexões diárias no confronto da sobrevivência, da vivência familiar e social e, claro, na vivência da instituição a que nos vinculamos. Tudo isso representa enorme desafio.
Tais considerações surgiram em função de dois ótimos livros já à disposição do movimento espírita: Encontros com a Consciência e Passes – O que são? Como funcionam? Como aplicar e como receber? O primeiro deles foi ditado pelo Espírito Irmão Malco, na psicografia de Alaor Borges Junior e o segundo é de autoria do conhecido escritor Rogério Coelho. Ambos editados pela Mythos.
O Encontros com a Consciência traz relatos de casos freqüentes em centros espíritas, enriquecido com valiosas lições de Chico Xavier. Irmão Malco, o autor espiritual selecionou casos de espíritos que foram espíritas na última encarnação, em diálogos mantidos no Plano Espiritual e nos apresenta essas ocorrências relatadas por vários deles.
Já o Passes, como o próprio nome indica e também em seus subtítulos, constitui obra de referência na formação e reciclagem de trabalhadores na área de assistência espiritual. O consagrado escritor Rogério Coelho elaborou uma obra notável, selecionando tópicos de esclarecimentos valiosos, em notável trabalho de pesquisa que muito vem enriquecer a literatura espírita.
E como a questão de passes – tanto para o trabalhador dessa área, como para o beneficiado da abençoada tarefa – é também uma questão de consciência, achei interessante a ligação que há entre as duas obras, justamente pela experiência trazida da coletânea de depoimentos selecionada por Irmão Malco no Encontros com a Consciência, diretamente ligada ao trabalho elaborado por Rogério em Passes. Claro que a questão consciência não é exclusiva à tarefa dos passes, mas conhecer as duas obras, divulgá-las e estudá-las, oferece expressivo referencial doutrinário a todos nós.
Fica nossa dica aos queridos amigos e instituições em toda parte, com a sempre e necessária recomendação a todos nós (eu me incluo, é óbvio): Prossigamos no bem! Jesus aguarda o esforço de todos nós, de nossas mãos, de nosso tempo, de nossas habilidades para que o bem prevaleça, apesar dos desafios todos que estão conosco.