04/07/2009

O Médico Jesus – Orson Peter Carrara




O consagrado escritor e excelente palestrante José Carlos de Lucca oferece-nos essa preciosa obra, cujo título usamos também na presente abordagem.
Com muita felicidade, o autor relaciona a importância da presença de Jesus em nossas vidas, como médico, orientador, psicólogo, terapeuta, mestre, amigo e principalmente condutor de nossas vidas. Em capítulos repletos de muita amorosidade o leitor vai encontrar muito conforto para o coração.
Com direitos autorais cedidos à Assoc. Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, de São Paulo, o autor destaca que “as idéias apresentadas neste livro não se destinam a substituir o tratamento com um profissional da área médica ou psicológica. Estou convicto que médicos e psicólogos são valiosos instrumentos de que Jesus se vale para realizar muitas curas em nossa vida”.

Os capítulos

Dentre os valiosos capítulos, destaco apenas um deles: Você é seu remédio. Escolhi esse pela expressividade da afirmação. Claro, somos nós mesmos o que determinamos nosso estado de saúde ou enfermidade. E refiro-me à saúde integral, inclusive da mente, do ânimo, da disposição, obviamente. Sim, porque muita gente se entrega por ausência de motivação ou de iniciativa. Relacionando os sentimentos mais comuns experimentados por todos nós, como raiva, frustração, pavor, ressentimento, culpa e muitas vezes o autodesprezo, tais sentimentos negativos refletem diretamente na harmonia física. E afirma o autor: “(...) Creia que você mesmo é o seu remédio ou seu próprio veneno, você mesmo é o seu bem ou o seu mal. (...) O Médico Jesus recomenda sessões permanentes de fisioterapia espiritual mediante a assimilação do Brilhe a Vossa Luz. Creia que você é luz de Deus, criatura dotada de todos os recursos necessários a uma vida feliz e saudável. A doença surgiu porque em algum momento a sua luz deixou de brilhar e a negatividade escureceu seu caminho. A enfermidade é um quarto escuro. Ponha a mão no interruptor da positividade, da esperança, da fé em si mesmo e da fé em Deus, recupere seu entusiasmo pela vida e assim, logo mais, a luz da saúde brilhará para você. (...)”.

Gotas do Evangelho

Como diz Lucca, em suas Palavras Iniciais, as páginas do livro são pequenas gotas de saúde, extraídas do Evangelho de Jesus. Afirma ele que o livro é resultado de um sonho com Dr. Bezerra que sugeriu um livro sobre cura espiritual. Vencida a resistência inicial, mesmo pelo fato de não ser médico, ele se deu conta de que o médium escreve o livro primeiramente para si mesmo. No Prefácio, assinado pelo médico e amigo Joel Beraldo, encontramos: “(...) Em cada capítulo entendemos que a dor e o sofrimento nos remetem à busca da cura do corpo e da alma; que o verdadeiro perdão nos liberta; que a caridade nos afasta da depressão e da apatia; que a paz e a serenidade são conquistas do dia-a-dia, alcançadas com a prática da paciência, da alteridade e da compreensão, e que a alegria e o sorriso fazem parte da nossa cura (...)”.

Capítulos valiosos

Num livro muito agradável e atraente, os belos e valiosos capítulos proporcionam uma viagem de serenidade. O próprio índice já é um convite ao entusiasmo: Segredo da Saúde, Fique em paz, Farmácia de Deus, Terapia da Gratidão, Receita simples, entre outros valorosos e estimulantes temas. Não deixe de ler. E para coroar o livro, o primeiro capítulo – com o mesmo título da obra – está assinado pelo Dr. Bezerra, em belíssima e maravilhosa mensagem de estímulo, confiança e fé em Deus. A edição é da EBM Editora, de Santo André.