24/08/2011

Fórmula da felicidade


por Orson Peter Carrara

            Podemos apresentar a felicidade numa equação matemática? Será isso possível? Sim, é possível. A busca desse prazer de viver, sua conquista e plena vivência, pode ser representada numa equação:  F = PN + CT + FF. Fácil de resolver. Veja só!!!
            Primeiro deciframos as palavras: F é felicidade, claro. PN é posse do necessário, CT é consciência tranqüila e FF é fé no futuro. Analisemos cada uma.
            Felicidade é o grande alvo de toda gente. Todo mundo quer se sentir bem, sentir-se a vontade, feliz, respeitado. Para se alcançar a felicidade, pois, três grandes requisitos são importantes:
            PN, ou posse do necessário. Sim, o necessário para viver-se com dignidade. O que nos atormenta é a busca desenfreada e permanente pelo TER, ao invés do SER. Esse distanciamento dos autênticos valores da vida atormenta muita gente, tirando a paz, e portanto, agindo contra a própria felicidade.
               CT, ou consciência tranqüila. Existe algo mais real e mais verdadeiro para a autêntica felicidade do que a consciência tranqüila? Deitar-se cada noite e nada pesar na consciência? É pela ausência da paz de consciência que muitos de nós nos perturbamos e adoecemos. E a ausência dela vem por diversos fatores: rebeldia, inconformação, lesões que causamos em nós e nos outros, revoltas, omissão, indiferença. A consciência tranqüila vem essencialmente do cumprimento do dever. Temos exata noção de nossos múltiplos deveres?
            FF, ou fé no futuro. Claro! Como viver sem fé. A fé é mãe da esperança e da caridade. A fé é que movimenta forças, que age diretamente para nos fortalecer e caminhar com segurança, alegria e esperança. Sem fé, nada temos.
            Rirão muitos ao lerem tais linhas, considerando-as simples demais. Ora, mas a vida é simples, nós é que a complicamos com exigências descabidas, com arrogâncias e vaidades, com as tolices do ciúme e da inveja, com posturas apegadas ou extremistas. Melhor que caminhemos com mais serenidade, determinados nos objetivos e mais confiantes. Mas, com a consciência tranqüila... Isso dará felicidade.