24/01/2012

Sensibilidade


por Orson Peter Carrara

            O consagrado escritor Augusto Cury escreveu livros notáveis. Agora estou lendo O Mestre da Sensibilidade, que desejo indicar ao leitor.
            No capítulo três, no subtítulo sobre pessoas rígidas (páginas 47 a 50), o autor faz abordagem de profundidade sobre as pessoas rígidas. Compara o autor esse postura de rigidez a um verdadeiro câncer da alma. Diz ele dos prejuízos que atravancam as possibilidades de crescimento que uma pessoa com esse perfil impõe a si mesma, ferindo aos outros e a si mesmo, tendo tal postura a capacidade de tornar-se a mais drástica ferramenta autodestrutiva que o próprio indivíduo passa usar, conforme aborda. Na verdade, conforme afirma, a pessoa assim cria dentro de si uma barreira intransponível e cita, com sabedoria, que a esperança e a capacidade de nos colocarmos como aprendizes são adubos fundamentais de sucesso, conforme expressão usada no texto do capítulo citado.
            O que mais me chamou a atenção na abordagem foi a afirmação de que comportamentos rígidos, quando provocados, tornam-se ainda mais agressivos. Muito interessante essa verdade que se pode constatar por todo lado.
            A conclusão do capítulo é muito pertinente, referindo-se ao comportamento comum de sentirmos obrigação de respostas rápidas diante dos desafios enfrentados. Na verdade, como pondera o autor, é preciso aprender a proteger as próprias emoções quando formos ofendidos, agredidos, pressionados, rejeitados ou coagidos. E darmos um tempo de reflexão, sem necessidade de respostas impulsivas e imediatas.
            Muito lúcido o autor. Bom ler livros assim. Ajudam a compreender a vida.
            Tais abordagens trazem à tona a realidade do que a maioria de nós enfrenta diariamente, no próprio comportamento e nas reações de outras pessoas.
            Recomendo ao leitor a aquisição da obra. Como se sabe, o autor publicou outros livros analisando os ensinos de Jesus, sem vincular-se a aspectos desta ou daquela religião, mas destacando o comportamento e ensinos do Mestre da Humanidade.