27/04/2012

Criatividade humana


por  Orson Peter Carrara

                   Incrível a capacidade humana de criar, recriar, motivar, acrescentar, juntar, modelar e criar algo novo diante do que já existe. E com a peculiaridade do ineditismo, da surpresa que agrada e mesmo comove.
                   Há anos faço palestras por diversos lugares do Brasil, encontrando situações diferenciadas por toda parte, por força mesmo da cultura, da condição geográfica, social, dos hábitos localizados ou regionalizados. Em todos esses locais, todavia, sempre o calor humano, a solidariedade, o carinho, a atenção. E, claro, a criatividade que surge de habilidades que se mostram naturalmente, sem exibição, como resultado de nossa condição humana, seres capazes de pensar, raciocinar, sentir...
                   Estive recentemente numa grande cidade, em evento comemorativo de aniversário de fundação de determinada instituição. Na apresentação formal, por Mestre de Cerimônia, surpreendeu-nos o texto de forma muito agradável, quando Cristina – que conduziu o evento com muita competência e simpatia – apresentou seu criativo texto utilizando-se de títulos de alguns de meus livros e também de diferentes artigos que ela encaixou para compor o texto integral. Vejam que criatividade:

Hoje recebemos (...) o Sr ORSON PETER CARRARA, ao qual, desde já agradecemos: obrigada! E a quem peço licença para “brincar” com os títulos de seus livros e artigos... “Porque adoecemos”? (era o título da palestra da noite). Nesta “Arena de Conflitos” que é o planeta Terra, após a morte nos deparamos inegavelmente com a benção da “Reencarnação”. “Ontem e hoje com Kardec”, “Espíritos” e “Médiuns” se colocam à disposição, porque “A mensagem do Cristo chega de vários modos”. É preciso “Ações corajosas para viver em paz”, “Algo que podemos fazer pela arte espírita”. “Benfeitores encaminharão” a “ Terapêutica do perdão”, e o “ Caminho dos rebeldes” , em “ Caos momentâneo” será corrigido. “A inveja”, “Ciúme”, “Censuras”, serão superados, pois o “Contrato assinado” revela “A alma do espiritismo”. “Deus tem preferências?”, “E os novatos?” Qual “Anjo de asas”, recebemos carinhosamente nosso convidado de hoje, ORSON PETER CARRARA, para que nos “Doe palavras”...

               Muito criativo e original. É a primeira vez que me ocorre tal situação, inédita e muito agradável. É realmente a capacidade humana sempre colocada à disposição para tornar a vida melhor. 
Obrigado Cristina. Você me surpreendeu!