22/07/2012

José Carlos Corsi: 
“Nossa preocupação é passar ao ouvinte a água puríssima e cristalina da Doutrina Espírita” 
O confrade paulista fala sobre a origem e o funcionamento da Rádio Síntese Web, fundada em 2006, que vem obtendo grande sucesso na rede mundial de computadores  
 

José Carlos Corsi (foto), espírita desde os 15 anos, natural de São José do Rio Pardo-SP, reside atualmente em São Caetano do Sul-SP, onde participa desde 1974 da Instituição Assistencial Espírita Lar Bom Repouso e do Centro Espírita Casa Grande do Caminho, instituições que fundou em conjunto com sua esposa, Margherita Biasi Corsi.

Praticamente um autodidata em Administração de Empresas e em Relações Públicas, pela Associação de Moços de São Paulo, com larga experiência na iniciativa privada e em grandes empresas multinacionais, tornou-se empresário na área têxtil e no comércio em geral, como lojista.
Atualmente, aposentado das tarefas profissionais, dedica-se em tempo integral às atividades espíritas, como ele próprio relata na entrevista seguinte. 

Como e quando surgiu a Rádio Síntese? 
Depois de aposentar-me das funções de empresário e dedicando-me exclusivamente, em tempo integral, às atividades espíritas, habituado sempre a estudar as Obras de Kardec, de Chico Xavier e outros grandes autores também espíritas, leitor e assinante de várias revistas e jornais espíritas, desenvolveu-se em mim a vontade da divulgação de nossa querida Doutrina Espírita. Então, em janeiro de 2006 colocamos no ar a Rádio Síntese Web, hoje um sucesso absoluto. Quando pela Rádio dizemos que “falamos para o Brasil e para o mundo” trata-se de uma verdade inconteste que é comprovada pelas estatísticas que nos são fornecidas por nosso servidor, o Data Center.  

A qual instituição a Rádio Síntese se vincula? 
Ao Lar Bom Repouso e ao Centro Espírita Casa Grande do Caminho. 

Quantas pessoas operam a emissora e como é o funcionamento? 
A emissora é totalmente automática e seus equipamentos são de última geração. Contamos com um número reduzidíssimo de profissionais especialistas na Web – apenas 4 pessoas: um Programador, um Técnico de Áudio, um locutor e um Técnico Geral de Informática, cujo funcionamento obedece ao seguinte padrão: a cada 5 músicas, uma Mensagem Espírita e também vinhetas de identificação e de passagem com conotação espírita e outras formas variadas. 
Como é feita a seleção dos textos gravados veiculados na rádio?
Os textos levados ao ar são escolhidos com rigor e seguros; por isso, os psicografados, cerca de 60%, são do Chico e de Divaldo. Há trechos das Obras Básicas, contos narrados de Humberto de Campos e outros, como também de articulistas de renome. Há constante preocupação em passar ao ouvinte a “água puríssima e cristalina” da Doutrina Espírita. 

Quanto à seleção musical, que critério utilizam? 
Musicalmente também somos rigorosos. Tocamos somente músicas de sucessos mais antigos da década de 1950 e 1960. 

Quais têm sido as maiores dificuldades? 
As dificuldades são muitas e em todos os sentidos, ricas de momentos difíceis... Sentimos falta de mãos amigas e coidealistas para dar sua contribuição intelectual ou fazer projetos para captação de recursos, por exemplo. 

Como é o retorno dos ouvintes? Fale sobre a medição da audiência. 
Quanto ao retorno e à audiência, acreditamos que fazemos Rádio para não-espíritas, na maioria deles. Percebemos que são atraídos pela musicalidade da emissora, em primeiro lugar, e depois pelo conteúdo das mensagens. Muitos que se comunicam conosco confessam, por e-mails, conhecer pouco ainda do Espiritismo, mas sintonizam a rádio sobretudo pelo prazer de ouvir. Quanto à medição da audiência exata, podemos obtê-la em tempo real: por mês, por dia, por hora e por local, graças ao mapeamento oficial que nos é fornecido por nosso servidor, o Data Center. Somando-se todos os recursos técnicos disponíveis que possuímos além da conexão normal: displays, toolsbar, blogs de pessoas e  pelos sites de terceiros (replicação), registramos cerca de 3.000 a 4.000 ouvintes por hora. 

Qual o endereço da Rádio Síntese na rede mundial de computadores? 
Para ouvi-la, eis nosso site: http://www.radiosinteseweb.com.br/. Basta acessá-lo. O serviço é posto gratuitamente à disposição de todos.