13/08/2013

Parabéns e gratidão ao SESI

 Orson Peter Carrara

Na noite de sexta-feira, dia 09 de agosto, Matão viveu o privilégio de receber na sede do SESI, com público superior a 600 pessoas, o notável maestro e pianista João Carlos Martins, com a Bachiana Filarmônica SESI-SP.
Foto:- www.facebook.com/sesimatao

O evento, de impecável organização, fez brilhar a noite matonense, emocionou o enorme público e traduziu incomparável oportunidade cultural pela música. Com clássicos e músicas inesquecíveis, adaptações e excelente performance surpreendeu as pessoas que buscaram as instalações da nova quadra inaugurada pelo SESI para o importante acontecimento da ilustre presença.

Com integrantes jovens e experientes músicos, a orquestra tem se apresentado em várias cidades brasileiras e também no exterior, brilhando com a dedicação que é bem definida pela performance da apresentação.

Não há como silenciar diante de tão extraordinário espetáculo cultural. A música é valioso instrumento de sensibilização humana e sentimo-nos todos envolvidos agradavelmente, emocionados com expressão, diante dessa arte maravilhosa na união de notas, ritmo, instrumentos, melodia na composição e, claro, a inspiração de históricos compositores, sejam clássicos ou não.

O fato final, contudo, é que a música com o prazer auditivo que proporciona, chega ao coração de maneira muito peculiar.

Música lembra harmonia. Esta significa sucessão de sons agradáveis ao ouvido. Arte de formar e dispor os acordes musicais. Concórdia, paz e amizade entre pessoas. Ordem, coerência. E também pode ser definida como resultante de um arranjo musical; como um sentido íntimo da alma e que é percebida em razão do desenvolvimento desse sentido íntimo da alma.

Na verdade, se pensarmos bem, a música amolece a alma, ou, em outras palavras, ela é a única arte capaz de sensibilizar corações endurecidos, travados nas emoções, constituindo-se em poderoso instrumento de moralização humana pelos acordes que leva à alma.

Por tudo isso e muito mais que poderíamos comentar e argumentar, queremos cumprimentar e agradecer ao SESI-SP, na pessoa de seu Presidente, Paulo Skaf, à unidade Matão, pela oportunidade que concedeu à cidade e, claro, ao Maestro Martins, bem como à orquestra. Que maravilha! Matão adicionou mais cultura à sua bagagem coletiva. Que o diga o público que ali esteve na noite de sexta-feira.

Não há como permanecer impassível diante do exemplo de união e harmonia numa orquestra. A emoção e a alegria trazidas pela harmonia dos sons, em ritmos próprios de cada composição, fazem a alma sentir o quanto é preciso agir com entusiasmo e gratidão perante a vida e seus desafios.


Muito grato, pois, pelas emoções vividas durante o evento. Ao mesmo tempo que agradecemos, partilhamos com os nossos leitores este momento incomparável e sugerimos pesquisarem no portal youtube o trabalho do magnífico maestro.