23/02/2017

Colunas vivas

Orson Peter Carrara
A lucidez e coerência de Emmanuel se faz presente em tudo que escreveu. Seus textos, sábios e objetivos, conclamam-nos diretamente ao entendimento de graves ou pequenas questões da vida humana e seus desafios. Seus romances densos, históricos, ou seus textos compactos em breves mensagens revelam bondade, sabedoria e estímulo ao bem, ao crescimento pessoal e coletivo. Foram milhares de páginas por Chico Xavier.
No último parágrafo da mensagem Mecanismos do Auxílio, ele afirma: Em qualquer plano do Universo, toda vez que desejarmos realmente o bem, é forçoso nos convertamos em colunas vivas do bem.
Analisemos com olhar abrangente:
  1. Em qualquer plano do Universo... isso é muito além das aparências, das circunstâncias, do tempo, época, relacionamento, atividades... quer dizer, em qualquer momento ou lugar.
  2. Toda vez que desejamos realmente o bem. Desejamos sempre o bem? Quando o desejamos? É real esse desejo do bem ou mascarado por interesses? E o que é o bem em nosso entendimento? Já pensamos nisso? E como interpretamos o desejo do bem?
  3. Converter-se em colunas vivas do bem – Note-se o processo de transformação interior, edificando fortaleza que age em favor do bem geral. Na imagem simbólica de colunas vivas, o convite do sal da terra que faz a diferença na convivência social ou familiar. Coluna lembra sustentáculo, alicerce. Somos daqueles que sustentam a alimentam a vida ou ainda estagiamos como pedintes?
Referida mensagem foi publicada no Anuário Espírita de 1972 (o médium enviou de 1964 – quando surgiu a publicação por sugestão dele mesmo – até 2002, quando de sua desencarnação, mensagens de variados benfeitores espirituais para serem publicadas no conhecido Anuário, que continua sua caminhada e já tem disponível também a edição de 2017). Essas mensagens, nessa sequência de anos, estão reunidas agora em 89 capítulos que resultou no novo livro Chico Xavier e suas mensagens no Anuário Espírita. A mensagem ora comentada está no capítulo 65.
O fato marcante, porém, é a solidez das reflexões do citado benfeitor, sempre com sabedoria, com bondade, com amor autêntico recheado de firmeza que indica caminhos e orienta.
É nessas mensagens compactas que encontramos em poucas palavras e em parágrafos curtos ensinos de grande valor que desdobrar em valiosos caminhos de orientação. Aliás, todas as mensagens remetidas pelo médium para publicação, de rápidos parágrafos, trazem esse perfil.
E sobre as colunas vivas, em comparação magnífica, sejamos nós as fortalezas da determinação, da fé operante, para atenuar as agruras do mundo, se realmente desejamos o bem em torno de todos nós.