Follow by Email

10/01/2019

Sabedoria em poucos parágrafos



Ela é muito conhecida, lida constantemente, poucas vezes comentada, impressa e distribuída em pequenos impressos e presença sempre marcante nas instituições.

Trata-se do pequeno texto intitulado Confia Sempre, de Meimei.

Seus compactos parágrafos e suas poucas linhas trazem imensa sabedoria, que nem sempre prestamos atenção ou nos damos conta do quanto significam.

Convido o leitor reler outra vez. Transcrevo-a na íntegra:


Confia sempre

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. 
Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. 
Crê e batalha. 
Esforça-te no bem e espera com paciência. 
Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá. 
De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. 
Eleva, pois, o teu olhar e caminha. 
Luta e serve. 
Aprende e adianta-te. 
Brilha a alvorada além da noite. 
Hoje é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com aflição ou ameaçando-te com a morte... 
Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia 




Agora que a relemos com olhos de mais atenção, podemos notar a sabedoria de sua composição, a síntese de um verdadeiro programa de aprimoramento e de construção da própria paz, face às adversidades do caminho. Observemos atentamente, convido, cada parágrafo. Meditemos sobre conteúdo de cada linha, cada frase, seu sentido motivador, confortador e encontraremos em cada linha, em cada palavra, um amor imenso traduzindo o sentimento da autora em favor de uma pessoa que esteja aflita, em desespero, que procura resposta, que precisa se apoiar e busca ajuda. Ou mesmo para quem esteja equilibrado, sabendo encontrar os próprios caminhos com o estímulo da confiança.

E a fantástica conclusão, convidando-os a não esquecer de que “amanhã será outro dia”, como a afirmar ao nosso raciocínio que a aflição ou a preocupação de hoje se transformará com o correr das horas, apresentando outro panorama no dia de amanhã, para que não nos permitamos abater com os obstáculos e dificuldades que possam desesperar, desequilibrar ou atormentar o dia de hoje.

A confiança na conspiração da vida a nosso favor é uma grande conquista, uma virtude de excelência, que precisamos cultivar, conquistar. Com ela a vida fluirá abundante!

Se o compacto texto te fez bem, espalhe-o também, comentando seu conteúdo para despertar um sentido de vida e coragem, de paciência e resignação ativa que reergue corações abatidos e fortalece ações para o bem e a paz que todos desejamos. Confiar! Prosseguir! Amanhã será outro dia.