Para não se comprometer mais...
Se não
der, abstenha-se! – Orson Peter Carrara
O conselho foi dado por Pascal. Consta do capítulo XXXI – Dissertações
Espíritas, item XIII de O Livro dos Médiuns.
O que se vai ler abaixo é a transcrição integral do compacto
texto, por si só muito claro e objetivo. Após a transcrição, destaco alguns
pontos muito didáticos. Veja:
“Quando quiserdes receber comunicações de bons Espíritos,
importa vos prepareis para esse favor pelo recolhimento, por intenções puras e
pelo desejo de fazer o bem, tendo em vista o progresso geral. Porque,
lembrai-vos, que o egoísmo é causa de retardamento a todo progresso.
Lembrai-vos de que se Deus permite que alguns dentre vós recebam o sopro
daqueles de seus filhos que, pela sua conduta, souberam fazer-se merecedores de
lhe compreender a infinita bondade, é que ele quer, por solicitação nossa e
atendendo às vossas boas intenções, dar-vos os meios de avançardes no caminho
que a ele conduz. Assim, pois, médiuns! aproveitai dessa faculdade que Deus
houve por bem conceder-vos. Tende fé na mansuetude do nosso Mestre; ponde
sempre em prática a caridade; não vos canseis jamais de exercitar essa virtude
sublime, assim como a tolerância. Estejam sempre as vossas ações de harmonia
com a vossa consciência e tereis nisso um meio certo de centuplicardes a vossa
felicidade nessa vida passageira e de preparardes para vós mesmos uma
existência mil vezes ainda mais suave. Que, dentre vós, o médium que não se
sinta com forças para perseverar no ensino espírita, se abstenha; porquanto,
não fazendo proveitosa a luz que o ilumina, será menos escusável do que outro
qualquer e terá que expiar a sua cegueira.”
Destaco didaticamente:
1 – Veja as condições: “(...) importa vos prepareis
para esse favor pelo recolhimento, por intenções puras e pelo desejo de fazer o
bem (...)” – Para receber comunicações dos Bons Espíritos;
2 – Previnamo-nos: “(...) o egoísmo é causa de
retardamento a todo progresso (...)”. Considere o progresso geral a que nos
comprometemos todos, em nome da causa do Evangelho.
3 – Guia seguro: “(...) Tende fé na mansuetude do
nosso Mestre; ponde sempre em prática a caridade; não vos canseis jamais de
exercitar essa virtude sublime, assim como a tolerância (...)” – Tais virtudes
nos previnem de quedas morais.
4 – Não podemos perder de vista: “(...) Estejam
sempre as vossas ações de harmonia com a vossa consciência (...)” – Uma questão
de coerência.
5 – Orientação sábia: “(...) Que, dentre vós, o
médium que não se sinta com forças para perseverar no ensino espírita, se
abstenha (...)”. Notemos o detalhe: perseverar no ensino espírita.
6 – Conclusão natural: “(...) não fazendo proveitosa
a luz que o ilumina, será menos escusável do que outro qualquer e terá que
expiar a sua cegueira (...)”. A luz do conhecimento e do compromisso deve
reverter em favor coletivo.
Há que se considerar que somos todos mais ou menos
médiuns e que, portanto, a orientação de Pascal não é exclusiva para
médiuns ostensivos, mas cabe a qualquer tarefeiro espírita, de vez que nosso
compromisso é com a Causa de Jesus.
Sempre temos que pensar, repensar e refletir sobre nossas
ações e iniciativas. O compromisso é grave e se não tivermos forças para
perseverar no ensino espírita, é melhor abster-se.
Esse perseverar no ensino espírita abre um
universo de desdobramentos. Paremos para pensar no que cabe na expressão ensino
espírita. O que entendemos verdadeiramente sobre a expressão? Como a
compreendemos, a vivemos, a praticamos? É algo para profunda e contínua
reflexão.
E, por outro lado, esse abster-se não é
sinônimo de abandono das tarefas, o que também vai afligir a consciência, mas
pensar antes de agir, ou, em outras palavras e sob outro ângulo, agir com
discernimento e prudência.
Para concluir, convido o leitor a meditarmos juntos na
expressão que finaliza o texto: expiar a sua cegueira. Não vou
continuar na reflexão, mas antes convidamos a todos nós uma justa e honesta
apreciação da expressão, num exercício interior de despertamento para nossas
próprias realidades, ao invés das ilusões que ainda alimentamos.
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