03/01/2010

Música para a evolução do espírito – Orson Peter Carrara




Quem já não viveu momentos inesquecíveis com alguma música marcante na própria trajetória de vida? Por outro lado, as emoções trazidas pela soma da voz humana, dos variados instrumentos musicais, letras e notas, fazem da música talvez a mais bela demonstração de arte que a Humanidade pôde conquistar.
O leitor com certeza já parou para imaginar a música e sua presença na vida humana. Já pensou num filme sem música? Já parou para pensar no significado da música em sua vida pessoal?

Podemos até indagar: a) qual o seu gosto musical? b) qual sua música mais marcante na memória? c) qual sua música preferida?
Pois é, as questões se tornariam inesgotáveis. Uma festa, uma recordação, um momento, a vida e a morte, o estímulo para uma iniciativa, uma cerimônia, o lazer, uma viagem, um filme, uma novela, um aniversário, formaturas e bailes, tudo é marcado por música. Mesmo o hábito de cantar no banho ou na intimidade do lar. O que dizer então, de uma fanfarra, um show, etc... É mesmo inesgotável.

Junte tudo

Pois, junte tudo isso. Inclua ainda entrevistas, dados históricos, depoimentos, experiências; analise letras, imagine melodias e sinta as emoções que somente a música é capaz de produzir. Permita-se ntender a música além do senso auditivo, para pensar nela como valioso recurso de educação e aprimoramento interior. Pois música é tudo isso e muito mais, tendo exercido e continuado a exercer uma tremenda influência na história e no equilíbrio do ser humano ao longo dos séculos. Acrescente ainda informações científicas sobre a maravilhosa arte musical, em suas variadas expressões, nas quais se incluem a potencialidade e variedade da voz humana, a harmonia das melodias e a inspiração das letras em canções que comovem, acalmam e educam. Tudo isso está disponível em profundo trabalho de pesquisa.

Um ótimo livro

Estou falando do livro Música para evolução do Espírito, assinado por Gutemberg Paschoal da Silva, professor radicado em Valença-RJ, que, num profundo trabalho de pesquisa e muita seriedade, oferece ao leitor uma sequência muito instrutiva de capítulos que abordam e estudam a arte, com informações detalhadas, estímulos e abordagens muito claras sobre a marcante arte de combinação dos sons produtivos da harmonia que se pode ouvir por aquilo que chamamos de música, a encantadora arte auditiva.

Um passeio pela arte

O livro leva o leitor a um agradável passeio pelo mundo da arte, especialmente a música, foco central da obra. Destacando aspectos históricos e científicos, incluindo extraordinária seleção de opiniões e trechos de obras, além de eminentes personalidades do meio espírita, o autor compôs um livro notável, que destaca a importância e influência da música na vida humana, incluindo as atividades religiosas e educativas, facilitando-as de maneira abrangente, inclusive no que diz respeito às crianças. Enriquecida com anexos primorosos, a obra é de grande sensibilidade, educando e elevando os sentimentos, para direcionar os compromissos para o bem e para o belo. Não deixe de ler. Evangelizadores, palestrantes, pais e educadores encontrarão nela um fonte muito rica de informações para aulas, palestras e debates. A edição é da Mythos.