CUIDAR DE SI MESMO


AUTOCUIDADO E VIDA PLENA


Luiz Fernando Lopes

@luizfernando.psi



O autocuidado revela maturidade psíquica. Argonauta no oceano das possibilidades, o ser humano é convocado a solucionar questões no universo do trabalho, na trama de afetos parentais, na matriz simbólica de grupos diversos. Produzir, transformar, responder, superar, resolver, recompor... A alma perde substância no emaranhado normativo de leis, pressões e protocolos que não têm fim, tudo em nome do acúmulo de riqueza material efetuado no transe coletivo do mundo. O tempo se torna apenas um objeto manuseado pela ambição e pela falta de SENTIDO, aquele que deveria ser o grande referencial no arranjo criativo da existência.

Por isso, cuidar de si mesmo é recobrar valores e virtudes que pertencem à nossa potência de agir enquanto característica da individuação. Ser generoso com o corpo que habitamos é sair do ritmo artificial de decomposição orgânica, fruto da loucura produtiva que sustenta o poder econômico. Ser cuidadoso com a vida mental é uma postura de quem não deseja ficar de mãos vazias, percorrendo lugares desertos que se formam no meio da multidão de sonâmbulos.

Pare um pouco: melhore a alimentação diária; descarte o excesso de qualquer natureza, não poupe a moeda do bom humor; faça um investimento nas ações da convivência; toque as mãos de alguém que você ama; aprimore o pensamento com a ferramenta do estudo.


E como síntese deste trabalho evolutivo descubra onde está o seu tesouro (SENTIDO), porque ali estará o seu coração...


Cuide-se bem como gesto de resistência ante o poder social que destitui o humano. Cuide-se bem como ato de ressonância da própria alma. 🙏


Curta e compartilhe esta reflexão!

https://www.instagram.com/p/CbcVDCLL-wP/?utm_medium=share_sheet



Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário!
PS: Se necessário, o autor responderá.