O fanatismo é cego! Não raciocina...


 Da mediunidade de cura – Orson Peter Carrara

 

Em sua edição de setembro de 1865, da REVISTA ESPÍRITA, Allan Kardec publicou o artigo Da Mediunidade Curadora, iniciado com uma carta por ele recebida com diversos questionamentos sobre essa faculdade de curar pela mediunidade. Não é necessário dizer que a resposta do Codificador – em 15 compactos e didáticos itens –, publicada na edição em referência, é uma verdadeira aula sobre o assunto. Sugiro ao leitor buscar referido tesouro.

Todavia, pela importância do último item, fechando a resposta, transcrevo parcialmente ao leitor, para inteirar-se uma vez mais da lucidez de Allan Kardec: (os grifos são nossos)

(...) 15 - É um erro crer que aqueles que não partilham de nossas ideias não terão a menor repugnância em experimentar essa faculdade. A mediunidade curadora racional está intimamente ligada ao Espiritismo, porque repousa essencialmente no concurso dos Espíritos. Ora, aqueles que não creem nos Espíritos nem em sua própria alma, e ainda menos na eficácia da prece, não saberiam colocar-se nas condições requeridas, pois isto não é coisa que se possa experimentar maquinalmente. Entre os que acreditam na alma e na sua imortalidade, quantos ainda hoje não recuariam de medo ante um apelo aos bons Espíritos, por receio de atrair o demônio, e que ainda julgam de boa-fé que todas as curas são obra do diabo? O fanatismo é cego; não raciocina. Certamente não será sempre assim, mas ainda passará muito tempo antes que a luz penetre em certos cérebros. Enquanto se espera, façamos o maior bem possível, com o auxílio do Espiritismo; façamo-lo mesmo aos nossos inimigos, ainda que tivéssemos de ser pagos com a ingratidão. (...).

 


Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário!
PS: Se necessário, o autor responderá.