Tudo isso no dia 15 de julho. Fatos importantes.

Veja o que ocorreu no dia 15 de julho


1 - Lançamento do O ECO DE ALÉM TÚMULO 

No dia 15 de julho de 1869 foi lançado o primeiro periódico espírita brasileiro com o nome O Eco de Além Túmulo, sob direção de Luiz Olímpio Teles de Menezes.
Na Revista Espírita de 1869, mês de novembro, há um artigo que registra alguns trechos do periódico:

“Num dos últimos números da Revista anunciamos o aparecimento de uma nova publicação espírita em língua portuguesa, na Bahia (Brasil), sob o título de L’Écho Spirite d’Outre-Tombe, monitor d’o Spiritismo ‘n-o Brazil (O Echo d’Além-Túmulo, monitor do Espiritismo no Brasil). Mandamos traduzir o primeiro número desse jornal, a fim de que os nossos leitores dele se inteirem com perfeito conhecimento de causa. […]”

Leia a matéria na íntegra na publicação da FEB, fonte primeira da informação aqui transcrita:

Acesse pelo link:   

https://www.febnet.org.br/portal/2021/07/15/fatos-e-personalidades-lancamento-de-o-eco-de-alem-tumulo-2/



2 - Cairbar Schutel funda em Matão-SP o CENTRO ESPIRITA AMANTES DA POBREZA

15 de julho de 2022 - 120 anos de inauguração do Centro Espírita O Clarim.

Fundado em 1905, com o nome de Grupo Espírita Amantes da Pobreza, foi a primeira plataforma de Cairbar Schutel utilizada para a divulgação do Espiritismo.

Ele, que acabara de tornar-se adepto da Doutrina Espírita, concretizou o primeiro passo de sua grandiosa e admirável trajetória, que resultaria mais tarde nos periódicos O Clarim e Revista Internacional de Espiritismo (RIE), os vários livros lançados e as conferências radiofônicas, mostrando todo o seu espírito desbravador.


3 - Também no dia 15 de julho


15-07-1880 ─ É fundado o Grupo Ismael, no Rio de Janeiro-RJ. 


15-07-1859 ─ Allan Kardec lança o livro “O Que é o Espiritismo” 


15-07-1898 ─ Nascimento de Ivon Costa, mineiro da cidade de São Manuel, hoje Eugenópolis, em Minas Gerais. Está entre os mais notáveis conferencistas espíritas do Brasil. Após estudar em seminário e faltar-lhe alguns dias para a conclusão do curso, teve de abandonar o estabelecimento escolar por lhe faltar a certidão de batismo. Foi então para o Rio de Janeiro e formou-se em medicina. Faleceu em Porto Alegre-RS, em 09-01-1934. 

Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário!
PS: Se necessário, o autor responderá.