12 de janeiro, nascimento de PESTALOZZI, em 1746.
Johann Heirich Pestalozzi foi um pedagogo suíço e educador pioneiro da reforma educacional. Foi professor do futuro Allan Kardec.
Nascimento: 12 de janeiro de 1746 - Zurique, Suiça
Falecimento: 17 de fevereiro de 1827, Brugg, Suiça.
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Pestalozzi, a
Educação Moral e o Espiritismo
marcusdemario@gmail.com
Desenvolve então o que podemos
chamar de três teorias educacionais:
1 – Educação como processo que deve
seguir a natureza.
2 – Educação como formação
espiritual do homem.
3 – Educação a partir da intuição,
com contato com as experiências vividas.
Seguir a natureza equivale a
compreender que o crescimento orgânico e o desenvolvimento das faculdades
intelectivas obedecem um ritmo, passam por etapas. Ritmo e etapas devem ser
obedecidos, não podem ser atropelados exigindo-se o que a criança não tem
capacidade de dar por si mesma, do mesmo jeito que não se pode solicitar à
semente recém plantada que no dia seguinte nos forneça frutos, o que só
acontecerá com o tempo.
A formação espiritual do homem não é
apenas consequência da crença religiosa de Pestalozzi. Trata-se de exercer
sobre o educando uma influência afetiva, com base no amor, despertando seus
bons sentimentos, seu respeito aos direitos dos outros, seu pensar no bem estar
coletivo e na sua missão na sociedade humana, transcendendo o simples viver por
viver de acordo com as convenções sociais pré estabelecidas. Lembremos que na
prática escolar ele não defendia o ensino de nenhuma doutrina religiosa, sendo
o primeiro educador a fazer da religião ensino não obrigatório e facultativo.
Quanto à intuição, muito prezada por
ele no processo educacional, significa utilizar as experiências vividas pelo
educando para que o mesmo elabore conceitos e apreenda a realidade, antes de
receber ensinos sobre essa realidade e essas experiências. É o partir do
conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato.
Educação
moral
O pensamento educacional de
Pestalozzi contempla a formação moral do homem, pois para ele o homem possui
natureza moral. Assim, educar é formar. A educação deve despertar e desenvolver
o sentimento moral, pois o homem é essencialmente um ser moral porque tem em si
o potencial divino. Essa crença é apoiada nos estudos que realiza da obra de
Immanuel Kant, filósofo alemão, que proclamava que o homem tem a lei moral
escrita no íntimo de sua alma, revelada através da consciência e de uma voz
interior que lhe dá discernimento entre o bem e o mal.
A educação possui finalidade
própria: deve humanizar o homem; deve desenvolver todas as manifestações da
vida humana; deve levar o educando à maior plenitude e perfeição.
A formação intelectual é
indissociável da formação moral, pois o homem é um ser integral, sendo
preferível priorizar a formação moral no início do processo, durante a infância
e adolescência, para que na sequência o próprio homem, assim educado, consiga
por si próprio direcionar o conhecimento para a prática do bem, reconhecendo os
direitos dos outros e a necessidade do bem estar coletivo.
Não para mim, mas para meus irmãos! Não para o meu ego, mas
para a espécie – essa é a incondicional sentença da voz divina em nosso íntimo,
em cuja percepção e cumprimento repousa toda a nobreza da natureza humana.
(Pestalozzi)
É assim que o mestre suíço
estabelece que a educação moral deve levar o educando a superar seus impulsos
animais pelo exercício dos impulsos divinos, ao mesmo tempo que deve formar um
ser humano voltado para o bem do próximo. Toda a sua vida como educador será
empenhada nessa visão, nessa crença da importância e essencialidade da educação
moral.
Como sabemos, a tese pestalozziana
da educação moral é igualmente a tese espírita da educação da alma imortal e
integral que todos somos. Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, passou
parte de sua infância e juventude estudando com Pestalozzi como aluno do
Instituto de Yverdon, criado e dirigido pelo mestre. Ainda como Denizard
Rivail, seu nome de batismo, Kardec lançou na França o método pestalozziano de
ensino.
Assim, de forma sintética, fazemos
nossa homenagem a Pestalozzi, lembrando que o Espiritismo ampliou sua abordagem
sobre a educação moral, ao inserir a realidade do espírito (alma) imortal e da
reencarnação. A formação do caráter, com o desenvolvimento das virtudes e a
correção das más tendências representa o futuro glorioso que nos espera no
futuro da humanidade.
Marcus
De Mario é educador, escritor, palestrante, coordenando o Grupo Espírita Seara
de Luz na cidade do Rio de Janeiro/RJ. É também coordenador do canal Orientação
Espírita no YouTube.
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