12 de janeiro, nascimento de PESTALOZZI, em 1746.


 

Johann Heirich Pestalozzi foi um pedagogo suíço e educador pioneiro da reforma educacional. Foi professor do futuro Allan Kardec.

Nascimento: 12 de janeiro de 1746 - Zurique, Suiça

Falecimento: 17 de fevereiro de 1827, Brugg, Suiça.


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Pestalozzi, a Educação Moral e o Espiritismo

 

 Marcus De Mario

marcusdemario@gmail.com

 

             Pestalozzi (1746-1827), educador suíço considerado um dos maiores educadores da humanidade, acredita que as crianças, presas a si mesmas e ao mundo que as cerca, necessitam ter acesso aos próprios sentimentos e à realidade da vida. Esse é o dever da educação. Está, portanto, vislumbrando um processo educacional integral de um ser que igualmente é integral, pois que pensa e sente ao mesmo tempo.

            Desenvolve então o que podemos chamar de três teorias educacionais:

            1 – Educação como processo que deve seguir a natureza.

            2 – Educação como formação espiritual do homem.

            3 – Educação a partir da intuição, com contato com as experiências vividas.

            Seguir a natureza equivale a compreender que o crescimento orgânico e o desenvolvimento das faculdades intelectivas obedecem um ritmo, passam por etapas. Ritmo e etapas devem ser obedecidos, não podem ser atropelados exigindo-se o que a criança não tem capacidade de dar por si mesma, do mesmo jeito que não se pode solicitar à semente recém plantada que no dia seguinte nos forneça frutos, o que só acontecerá com o tempo.

            A formação espiritual do homem não é apenas consequência da crença religiosa de Pestalozzi. Trata-se de exercer sobre o educando uma influência afetiva, com base no amor, despertando seus bons sentimentos, seu respeito aos direitos dos outros, seu pensar no bem estar coletivo e na sua missão na sociedade humana, transcendendo o simples viver por viver de acordo com as convenções sociais pré estabelecidas. Lembremos que na prática escolar ele não defendia o ensino de nenhuma doutrina religiosa, sendo o primeiro educador a fazer da religião ensino não obrigatório e facultativo.

            Quanto à intuição, muito prezada por ele no processo educacional, significa utilizar as experiências vividas pelo educando para que o mesmo elabore conceitos e apreenda a realidade, antes de receber ensinos sobre essa realidade e essas experiências. É o partir do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato.

 

Educação moral

 

            O pensamento educacional de Pestalozzi contempla a formação moral do homem, pois para ele o homem possui natureza moral. Assim, educar é formar. A educação deve despertar e desenvolver o sentimento moral, pois o homem é essencialmente um ser moral porque tem em si o potencial divino. Essa crença é apoiada nos estudos que realiza da obra de Immanuel Kant, filósofo alemão, que proclamava que o homem tem a lei moral escrita no íntimo de sua alma, revelada através da consciência e de uma voz interior que lhe dá discernimento entre o bem e o mal.

            A educação possui finalidade própria: deve humanizar o homem; deve desenvolver todas as manifestações da vida humana; deve levar o educando à maior plenitude e perfeição.

            A formação intelectual é indissociável da formação moral, pois o homem é um ser integral, sendo preferível priorizar a formação moral no início do processo, durante a infância e adolescência, para que na sequência o próprio homem, assim educado, consiga por si próprio direcionar o conhecimento para a prática do bem, reconhecendo os direitos dos outros e a necessidade do bem estar coletivo.

 

Não para mim, mas para meus irmãos! Não para o meu ego, mas para a espécie – essa é a incondicional sentença da voz divina em nosso íntimo, em cuja percepção e cumprimento repousa toda a nobreza da natureza humana.

(Pestalozzi)

 

            É assim que o mestre suíço estabelece que a educação moral deve levar o educando a superar seus impulsos animais pelo exercício dos impulsos divinos, ao mesmo tempo que deve formar um ser humano voltado para o bem do próximo. Toda a sua vida como educador será empenhada nessa visão, nessa crença da importância e essencialidade da educação moral.

            Como sabemos, a tese pestalozziana da educação moral é igualmente a tese espírita da educação da alma imortal e integral que todos somos. Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, passou parte de sua infância e juventude estudando com Pestalozzi como aluno do Instituto de Yverdon, criado e dirigido pelo mestre. Ainda como Denizard Rivail, seu nome de batismo, Kardec lançou na França o método pestalozziano de ensino.

            Assim, de forma sintética, fazemos nossa homenagem a Pestalozzi, lembrando que o Espiritismo ampliou sua abordagem sobre a educação moral, ao inserir a realidade do espírito (alma) imortal e da reencarnação. A formação do caráter, com o desenvolvimento das virtudes e a correção das más tendências representa o futuro glorioso que nos espera no futuro da humanidade.

 

 

Marcus De Mario é educador, escritor, palestrante, coordenando o Grupo Espírita Seara de Luz na cidade do Rio de Janeiro/RJ. É também coordenador do canal Orientação Espírita no YouTube.




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