Os girassóis se abrem ao Sol

 



Lição viva do Sol – Orson Peter Carrara

 

Feliz comparação, inclusive trazendo o belo poema O Sol (de Casimiro Cunha e constante do livro Cartilha da Natureza, edição FEB), constante da Apresentação da querida amiga Ana de Nigris que se soma ao Prefácio de Marilane Leite, está no livro Os Girassóis se abrem ao Sol (da editora Nova Consciência), de Roni Ricardo Maia, que também traz sua Carta aos Leitores, abrindo a obra.

Sim, feliz comparação da vida em sua essência e suas possibilidades com a força e perseverança do Astro do Sistema Solar, e o exemplo dos girassóis que buscam essa luz intensa e vibrante.

O livro é um primor! Com apenas cinco capítulos e outros poucos anexos, a obra de apenas 200 páginas cumpre o papel figurativo de seu título, convidando-nos a essa abertura de progresso e aprendizados sem fim, superando as lutas e obstáculos comuns de nossa condição de aprendizes.

Depois de entusiasmar-me com as páginas iniciais acima referidas, antes dos capítulos propriamente ditos, deparo-me com a consistência e sensibilidade do autor. Ele mesmo declara o respaldo em O Livro dos Espíritos e A Gênese e vale-se de autores como Yvonne o Amaral Pereira, Léon Denis e Emmanuel para trazer exemplos, pequenas transcrições e mesmo trazer as valiosas narrativas que embelezam o texto, despertando nos leitores o entusiasmo por viver, nos aprendizados que podemos tirar de tais citações e histórias. Aliás, as histórias trazidas, repletas de situações empolgantes, desdobrando-se em análises doutrinárias de profundidade com as devidas conexões nas obras citadas, o que propicia ampliar a reflexão de estudos dos postulados espíritas. São várias questões trazidas, oferecendo ao leitor uma ótima perspectiva de análise das ocorrências do cotidiano, entre as lutas de conquistas e dramas com que se debate o ser humano.

Destaque-se a História de Nina, O suicida Santos Dumont e a Parábola do servo, além da narrativa sobre o personagem Boris, constantes dos capítulos.

E para concluir, o Posfácio leve e amigo de Roberto Sabbadini, escritor e palestrante radicado em Muriaé (MG), entre outros anexos.

Pela admiração que nutrimos pelo amigo autor, nosso querido Roni – suas obras são recheadas de sua personalidade gentil e carismática que conquista imediatamente a quem dele se aproxima –, não poderíamos nos omitir na divulgação de tão precioso trabalho, que satura-se de entusiasmo e motivação para respeitar e valorizar a vida.

Destaque-se ainda que todos os autores presentes na obra se referem aos tempos difíceis da atualidade, mas também todos pródigos em semear a esperança e a fé, diante de exemplos tão intensos que a obra apresenta, somando-se à própria dinâmica da vida de aprendizado que estamos inseridos.

Para despertar ainda mais o leitor, chamo atenção para o nome do Capítulo 1: Desassossegos inevitáveis. Peço atenção do leitor para pensar um pouco no conteúdo que o título oferece diante dos desafios que vivemos. Quando traço essas linhas estamos acabrunhados com a tragédia das chuvas que atinge o Rio Grande do Sul, que se enquadram no título, entre tantos outros da vida moderna.

Somos, todavia, convidados a uma nova postura. Apesar da dificuldade que isso significa, são degraus de amadurecimento. E devemos nos portar como o girassol: nos abrirmos para o Sol, como propõe o título e conteúdo da obra em referência. Quero, pois, indicar ao leitor.

A distribuição está sendo feita pela Livraria Espírita Girassol, em Volta Redonda (RJ) e você poderá fazer seu pedido, inclusive para revenda, pelo whats (24) 9 8857 6631.

Obrigado Roni. E, claro, parabéns, por mais esta joia preciosa que nos oferece, enriquecendo a cultura humana e, principalmente, estimulando a sensibilidade.

Versão ebook da obra a partir de junho pelo trabalho da editora Luminar do André Stenico e renda para Lar Espírita Irmã Zilá.

 

 


Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário!
PS: Se necessário, o autor responderá.