Os pais do cinema - Fotografia animada

 

Fotografia animada – Orson Peter Carrara

 

Os irmãos Lumiére, Auguste (1862 – 1954) e Louis (1864 – 1948), franceses, são chamados os “pais do cinema”. Eles patentearam o cinematógrafo, uma máquina de filmar, e, ao produzir pequenos filmes de cenas cotidianas, fundaram o cinema.

No livro Obreiros da Vida Eterna, de André Luiz/Chico Xavier, publicado em 1946 pela FEB, em seu capítulo 1 – Convite ao Bem, em determinada explanação do Instrutor Metelo, os espíritos tiveram oportunidade de assistir cenas projetadas de situações de emergência e sofrimento onde aquelas equipes iriam atuar em tarefas de socorro, que o autor do livro chama de fotografia animada. Atualizando para nossos dias, foi a forma encontrada na década de 40, para nominar o que hoje chamamos de vídeos.

Chamou-me a atenção o comentário feito pelo amigo Américo Sucena no episódio 02.4, que trata da referência acima, nos estudos (com vídeo em média de 30 minutos) que fazemos juntos sobre o citado livro e podem ser encontrados em meu canal de youtube. Sucena comenta sobre situações de emergência, que nos pedem providências e união. Como a ocorrência em curso das enchentes no Rio Grande do Sul, para o qual o país inteiro se une em solidariedade.

Interessante porque ao mesmo tempo daquelas ocorrências, em outras partes do país as dificuldades e obstáculos prosseguem igualmente, com os desdobramentos próprios de uma sociedade em efervescência, com seus desdobramentos desafiadores em todos os segmentos.

Escrever essa matéria surgiu na madrugada do dia 15 de maio, pós noite de apresentação do episódio acima citado, exatamente pela circunstância de uma situação também de emergência, ainda que para apenas um grupo familiar de apenas 4 pessoas:  dois irmãos e os pais, em estado de nordeste brasileiro.

Eles precisam sair do imóvel em que atualmente residem –  por circunstâncias longas demais para serem relatadas e que não seriam úteis – e precisam mobiliar completamente a casa que vão alugar. Tocado pela dificuldade, fiquei a pensar como ajudar a família. Exatamente agora que o país inteiro está sendo solicitado para ajudar o estado gaúcho, igualmente numa situação de emergência.

Mas não poderia ficar omisso. Por isso trago aqui também outra situação de emergência. E como lá para o SUL, qualquer quantia ajudará a família. Não importa quanto. É quanto pudermos mesmo. Você podendo, ajude também!

Use os meios abaixo para ajudar como você puder:

 

Dados bancários:

 

Caixa Econômica Federal = Ag: 1733 = Tipo: 013-Poupança

Conta: 00154356-3

Ou Pix com o CPF abaixo:

CPF: 059.093.205-56

Laura Virgínia da Cunha Lins Pinheiro

Minha gratidão a você! Todos podemos ser instrumentos de auxílio a quem precisa.


Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário!
PS: Se necessário, o autor responderá.