Dos mundos felizes se deslocam para cá


 

E você ainda tem dúvida? – Orson Peter Carrara

 

Discute-se muito sobre um planeta melhor, nos vários segmentos da vida humana, reunindo argumentações positivas, outras bem pessimistas – face aos complexos desafios da atualidade, com as crises que se acumulam –, ao lado de profecias e alegações bem fundamentadas, além do sempre presente tema da transição para mundo de regeneração. Pois é, tema empolgante e desafiador, debatido, refletido com certa frequência. A questão, todavia, é bem simples.,

Trago numa frase adaptada da original (cuja íntegra também apresento abaixo), que bem define as providências que se sucedem, sem cessar, para aquele estado tão almejado. Veja:

1 – Frase adaptada, compactada:  Espíritos ligados a mundo felizes se dirigem até mundos inferiores para semearem germes de progresso, consolação e esperança.

2 – Trecho na íntegra: “Embora os Espíritos estejam por toda parte, os mundos são as sedes onde eles se reúnem, de preferência, em razão da analogia que existe entre eles e aqueles que os habitam. Em redor dos mundos avançados afluem os Espíritos superiores; ao redor dos mundos atrasados pululam os Espíritos inferiores. A Terra é ainda um destes últimos. Cada globo tem, pois, de alguma forma, sua população própria em Espíritos encarnados e desencarnados, que se alimenta, em maior parte, pela encarnação e desencarnação dos mesmos Espíritos. Essa população é mais estável nos mundos inferiores, onde os Espíritos são mais apegados à matéria, e mais flutuante nos mundos superiores. Mas, dos mundos, focos de luz e de felicidade, os Espíritos se deslocam para mundos inferiores, para semearem aí os germes do progresso, e levarem a consolação e a esperança, erguer os ânimos abatidos pelas provas da vida, e, por vezes, aí se encarnam para cumprirem a sua missão com mais eficácia.”

 

O magnífico trecho está no livro O Céu e o Inferno (que em 2025 alcançou 160 anos de publicação), em seu capítulo III – O Céu, item 17. A renovação se dá naturalmente com o progresso das ideias e das experiências, mas também com o estímulo vindo da bondade desses espíritos que já superaram os comportamentos egoísticos e vaidosos e agora, vivendo na harmonia plena, voltam-se para auxiliar os que ainda “batem a cabeça” na teimosia, na rebeldia e nas atitudes equivocadas. Processo natural do aprendizado.

Nada mais lógico esse recurso. Os mais avançados auxiliam os ainda “capengas”, auxiliando-os para os entendimentos sublimes da vida.

Mas, além de pedir ao leitor reler a frase compactada e na íntegra, acima colocadas, repito acima a essência do ensino contido:

Mas, dos mundos, focos de luz e de felicidade, os Espíritos se deslocam para mundos inferiores, para semearem aí os germes do progresso, e levarem a consolação e a esperança, erguer os ânimos abatidos pelas provas da vida, e, por vezes, aí se encarnam para cumprirem a sua missão com mais eficácia

O grifo é meu. A história está repleta desses exemplos. Basta observar o comportamento, sempre caracterizados pela humildade, pelo trabalho contínuo e pela bondade na cooperação, desses que se tornaram ícones que trabalharam pela melhora do mundo. E vão continuar...


Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário!
PS: Se necessário, o autor responderá.