Bons Médiuns
Talvez o leitor não tenha
percebido, mas Kardec classifica com sabedoria, em quatro grupos, aqueles que
podem ser considerados de “bons médiuns”. Está em O Livro dos Médiuns, item 197, no capítulo XVI – Médiuns especiais. O capítulo traz o significativo subtítulo Aptidões especiais dos médiuns – Quadro
sinótico das diferentes variedades de médiuns. Referido capítulo é
precedido por dois outros também específicos: Dos Médiuns (com ampla classificação geral das várias modalidades)
e Médiuns Escreventes ou Psicógrafos
(esse específico para os conhecidos psicógrafos). Nesses citados capítulos já
se pode ter dimensão da variedade de médiuns, pedindo estudo para conhecimento.
Mas voltemos à questão dos Bons Médiuns, que conclui o rico
capítulo já citado. Kardec os distribui em quatro grupos: Sérios, Modestos, Devotados e
Seguros. Note o leitor que quatro virtudes nomeiam o comportamento daqueles
que podem ser chamados bons médiuns.
Em cada classificação o Codificador acrescenta comentários sobre a razão da
classificação, onde estão preciosas orientações para quem está envolvido com a
questão, cuja leitura e funda reflexão não pode ser desprezada, nem
desconhecida e vivida.
Na sequência do item estão
comunicações dos Espíritos Erasto e Sócrates e também comentário do próprio
Kardec.
Desses preciosos textos
selecionamos alguns trechos para reflexão do leitor:
a)
“(...) ao médium que tomasse essas reflexões por
mal provaria uma coisa: que não é bom médium, quer dizer, que está assistido
por maus Espíritos (...)” – De Erasto.
b)
“(...) os que abusam ou usam mal suas
faculdades, sofrerão tristes consequências por isso, como já ocorreu com alguns
(...)” – de Erasto. Acrescente-se, como já conhecido que são apenas
consequências, nunca castigo ou punição. É que sempre responderemos por nossas
ações.
c)
“Esse quadro é de grande importância, não
somente para os médiuns sinceros que procurarão de boa-fé, lendo-o, de se
preservar dos escolhos aos quais estão expostos (...). Deveria estar constantemente
sob os olhos de qualquer que se ocupe de manifestações, e igualmente da escala
espírita de que é complemento; (...)” – de Sócrates.
d)
“(...) Restringindo-se em sua especialidade, o
médium pode distinguir-se e obter grandes e belas coisas; ocupando-se de tudo,
não obterá nada de bem. (...) o desejo de estender indefinidamente o círculo de
suas faculdades, é uma pretensão orgulhosa (...); os bons abandonam sempre o
presunçoso, que se torna, assim, o joguete de Espíritos enganadores (...). – de
Sócrates.
Será de bom entendimento buscar
estudar atentamente os 3 capítulos citados. Eles oferecem riquezas esquecidas
de orientação para médiuns ou coordenadores de grupos de estudos ou grupos
mediúnicos. Mas, é claro, para estudiosos em geral. São preciosidades que
sempre precisam ser consideradas para não se cometer os comuns equívocos de
informações dadas à pressa, sem embasamento doutrinário, distorcendo realidades
e informações.
O Espiritismo é ciência vasta, intensa, luminosa, como afirma
Cairbar Schutel, em seu Médiuns e
Mediunidades. Não pode nem deve ser tratado com negligência. Ele pede
responsabilidade, estudo continuado, reflexão constante, para bem assimilado em
sua grandeza inesgotável.
Ser chamado bom médium só porque tem suposta facilidade para informações
espirituais a todo instante, sob qualquer pretexto, é bem desconhecer o que
seja o Espiritismo, o que seja Mediunidade, qual sua finalidade. Há muito mais
do que a ingenuidade posso supor dentro da expressão e isso precisa sempre ser
objeto de estudo e pesquisa, para não sermos seduzidos pelas paixões todas que
aí estão: vaidade, egoísmo, pretensões e seus desdobramentos.
Com certeza, Orson. Infelizmente, vemos em muitas Casas Espíritas um total desconhecimento, não somente dos postulados espíritas, mas, sobretudo, dessa cartilha para o desempenho das faculdades mediúnicas nos moldes preconizados pelo próprio Cristo. Muitos médiuns acham que a faculdade já vem desenvolvida e que são seres escolhidos, não necessitando de nenhum esforço. Com isso deixam de cumprir os verdadeiros objetivos dessa ferramenta de evolução do ser.
ResponderExcluir