Simples e racional
Vejam
como é simples e racional - Orson Peter Carrara
1 - Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo
e bom.
2 - Criou o universo, que abrange todos os seres animados e inanimados,
materiais e imateriais.
3 - Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres
imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos.
4 - O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e
sobrevivente a tudo.
5 - O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais
existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita.
6 - Os Espíritos revestem temporariamente um envoltório material perecível,
cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade.
7 - Entre as diferentes espécies de seres corpóreos, Deus escolheu a espécie
humana para a encarnação dos Espíritos que chegaram a certo grau de
desenvolvimento, dando-lhe superioridade moral e intelectual sobre as outras.
8 - A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório.
9 - Há no homem três coisas: 1.°, o corpo ou ser material análogo aos animais e
animado pelo mesmo princípio vital; 2.°, a alma ou ser imaterial, Espírito
encarnado no corpo; 3.°, o laço que prende a alma ao corpo, princípio
intermediário entre a matéria e o Espírito.
10 - Tem assim o homem duas naturezas: pelo corpo, participa da natureza dos
animais, cujos instintos lhe são comuns; pela alma, participa da natureza dos
Espíritos.
11 - O laço ou perispírito, que une o corpo e o Espírito, é uma
espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do envoltório mais
grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo,
invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente
visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições.
12 - O Espírito não é, pois, um ser abstrato, indefinido, só possível de
conceber-se pelo pensamento. É um ser real, circunscrito, que, em certos casos,
se torna apreciável pela vista, pelo ouvido e pelo tato.
13 - Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em
poder, nem em inteligência, nem em saber, nem em moralidade. Os da primeira
ordem são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros pela sua
perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela pureza de seus
sentimentos e por seu amor do bem: são os anjos ou Espíritos
puros. Os das outras classes se acham cada vez mais distanciados dessa
perfeição, mostrando-se os das categorias inferiores inclinados à maioria de
nossas paixões: o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho, etc. Comprazem-se no mal.
Há também os que não são nem muito bons nem muito maus, antes perturbadores e
enredadores, do que perversos. A malícia e as inconsequências parecem ser o que
neles predomina. São os Espíritos estouvados ou levianos.
14 - Os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma ordem. Todos se melhoram
passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita. Essa melhora se efetua
por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como
missão. A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até
que hajam atingido a absoluta perfeição; é uma espécie de filtro ou depurador
de onde saem mais ou menos purificados.
15 - Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para
passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos
longo, durante o qual permanece em estado de Espírito errante.
16 - Tendo o Espírito que passar por muitas encarnações, segue-se que todos nós
temos tido muitas existências e que teremos ainda outras, mais ou menos
aperfeiçoadas, quer na Terra, quer em outros mundos.
17 - A encarnação dos Espíritos se dá sempre na espécie
humana; seria erro acreditar-se que a alma ou Espírito possa encarnar no corpo
de um animal.*
18 - Há entre esta doutrina da reencarnação e a da
metempsicose, como a admitem certas seitas, uma diferença característica, que é
explicada no curso da presente obra.
Acima, está um resumo parcial dos pontos principais da
doutrina transmitida pelos Espíritos.
Kardec colocou essa síntese na Introdução, item VI daquele texto, em O Livro dos Espíritos. Como o texto é longo, optamos por separar em duas partes. Note-se o desdobramento que cada item permite para quem deseja estudar, pesquisar, aprender. A outra parte está publicada com o título Simples também na parte moral. E você encontra o texto seguinte aqui mesmo na blog, na sequência.
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