Sábio e aprendiz

 



Crescimento do sábio, aprendizado de quem não sabe 

– Orson Peter Carrara

 

Sábias lições, profundas reflexões encontramos nas apreciações compactas do grande sábio Emmanuel em sua conhecida coleção de livros que comentam trechos do Evangelho.

Cada capítulo daqueles magníficos livros traz oportunidades abundantes de pensar além das letras e mesmo encaixar ao panorama atual da sociedade, em seus complexos desafios.

Pensemos, por exemplo nessa afirmação:

“Deus cerca os passos do sábio, com as expressões da ignorância, a fim de que a sombra receba luz e para que essa mesma luz seja glorificada. Nesse intercâmbio substancialmente divino, o ignorante aprende e o sábio cresce.”

Ela é pequeno trecho do capítulo 51 – Meninos Espirituais, constante do livro Caminho, Verdade e Vida (ed. FEB). E no citado trecho identificamos uma vez mais a grandeza do Criador: coloca o sábio (aquele que já conquistou entendimento pleno) ao lado do ignorante (não no sentido pejorativo, mas do não saber) para que este receba as luzes do sábio. Ao mesmo tempo, o sábio cresce espiritualmente com o compromisso de espalhar as luzes do conhecimento e da experiência e aquele que não sabe, aprende. Quanta sabedoria nisso!

É um raciocínio óbvio, mas nem sempre percebido.

A bondade do autor, utilizando-se de citação de Paulo (Hebreus 5.13), que inspira a abordagem, classifica os distraídos, os ainda não despertos – e quantas vezes assim também não podemos nos classificar a nós mesmos – e mesmo os seduzidos por paixões, como meninos. E que podem ser auxiliados pelos mais experientes. Afinal, como afirma: “Jamais prescindamos da compreensão ante os que se desviam do caminho reto. A estrada percorrida pelo homem experiente está cheia de crianças dessa natureza”.

Quase concluindo, vamos encontrar essa outra pérola: “Os discípulos de boa vontade necessitam da sincera atitude de observação e tolerância. É natural que se regozijem com o alimento rico e substancioso com que lhes é dado nutrir a alma; no entanto, não desprezem outros irmãos, cujo organismo espiritual ainda não tolera senão o leite simples dos primeiros conhecimentos.”

Dada a grandeza da conclusão, direciono o leitor para buscar o compacto texto na íntegra.

Clique para ler todo o texto em sua grandeza:  https://bibliadocaminho.com/ocaminho/TX/Cvv/Cvv51.htm

 

 


Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário!
PS: Se necessário, o autor responderá.