Escola soberana
– Orson Peter Carrara
A expressão que usamos como título é de Emmanuel. Está no
livro Roteiro, no capítulo 10.
Referido livro tem Prefácio datado de 10 de junho de 1952.
O autor classifica a Religião
como a escola soberana para formação moral
do povo. Apesar das variadas manifestações religiosas no planeta, com
tantas interpretações – muitas vezes divergentes e conflitantes (conflitos
esses causados pelos diferentes níveis de maturidade) entre si –, realmente ela
se constitui no norteamento para o ser humano. Não importam as diferenças, isso
é secundário. O que vale é a busca da Divindade, a valorização da conexão com
Deus – ainda que se dê nomes diferentes e mesmo o entendimento sofra tantas
variações. Isso igualmente é absolutamente secundário.
O que se deve destacar é que a Religião, com ou sem rituais,
com ou sem as características próprias de cada manifestação e nível de
entendimento particular, a religião propõe a busca de valores internos e a
construção continuada do elo de ligação com o Poder Absoluto que governa a
vida. Essa proposta – e repetimos: mesmo com tantas formas diferentes de
interpretação – modifica o ser humano, oferece-lhe guarida e especialmente
propõe uma conduta nova, renovada, estimulando a solidariedade, o amor na convivência,
incentivando o cultivo da fé, aquela mesma que “remove montanhas”.
A fé é latente em todos nós, precisa igualmente ser buscada,
incentivada, construída, cultivada. Esse o papel da religião. Esse papel
prioritário provoca as mudanças interiores que melhoram a vida íntima, que se
projeta para a vida social.
É escola soberana
porque vai além do papel escolar de instruir, pois que alcança o sentimento
modificando-o para melhor.
No mesmo capítulo, o autor conclui com sabedoria, após
referir-se ao papel da ciência e da filosofia, que “(...) somente a fé, com
seus estatutos de perfeição íntima, consegue preparar nosso Espírito
imperecível para a ascensão à gloria universal.”
Convido o leitor a pensar no trecho transcrito, por item:
a)
Estatutos
de perfeição íntima – Imaginemos o alcance da expressão. Estatutos lembram
ordenação, direcionamento, acordo a ser cumprido para atingir-se determinado
objetivo. É o papel da fé. Seus capítulos estabelecem a conquista da perfeição
– ainda que relativa – intelecto moral do ser humano. Conquista que só será
alcançada mediante disciplina e observação dos códigos compreendidos e vividos;
b) Espírito imperecível – Aqui nem é preciso alongar-se. Nossa condição imortal por si só já explica o sentido. Essa condição inerente às criaturas de Deus indicam a perenidade da vida, suas lutas e suas conquistas;
c) Ascensão à glória universal – Que agradável e confortador ler a afirmativa. Somos destinados à felicidade decorrente da perfeição, ainda que relativa, repita-se. Perfeição que tem significado de glória ou conquista de extraordinárias qualidades, capacitando o espírito para viver a felicidade operosa como co-Criador, já liberto das amarras da imperfeição. Felicidade plena e especialmente operosa em favor do bem.
b) Espírito imperecível – Aqui nem é preciso alongar-se. Nossa condição imortal por si só já explica o sentido. Essa condição inerente às criaturas de Deus indicam a perenidade da vida, suas lutas e suas conquistas;
c) Ascensão à glória universal – Que agradável e confortador ler a afirmativa. Somos destinados à felicidade decorrente da perfeição, ainda que relativa, repita-se. Perfeição que tem significado de glória ou conquista de extraordinárias qualidades, capacitando o espírito para viver a felicidade operosa como co-Criador, já liberto das amarras da imperfeição. Felicidade plena e especialmente operosa em favor do bem.
Tudo isso é muito confortador e convida-nos ao esforço
constante pela valorização da religião – não importa qual, mas sim aquela que
nos faz melhores – levando-a ao coração de nossos filhos, cultivando-a em nós
mesmos, para viver o verdadeiro sentido da Religião, que é a conexão com Deus,
fazendo-nos melhores.